Homenagem - Claudiomir e Dona Cleusa

Mari

Homenagem Prof. Selmara

Projeto Rio Rufino Limpo

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto da Copa

Projeto da Copa



PROJETO: COPA NA ESCOLA

PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental e Ensino Médio

DURAÇÃO: 01/06/2010 a 30/06/2010

JUSTIFICATIVA

É consenso entre os educadores a necessidade de estar aproveitando temas do cotidiano dos alunos nas atividades pedagógicas.Sendo assim, a Copa do Mundo de Futebol não poderia deixar de ser explorada no país do futebol no âmbito escolar.Existe uma movimentação muito grande de vários segmentos da sociedade para este momento marcante do esporte mundial, e envolver os alunos num projeto escolar, que já estão emocionalmente envolvidos com o tema, é motivo que justifica essa atividade.
Aproveitar esse acontecimento para enriquecer e dar sentido as aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o país onde será a sede: África do Sul, como também os demais países participantes da Copa do Mundo de Futebol de 2010, através da Gincana “Escola na Copa.” Será possível trabalhar os temas transversais, como a Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre as equipes participantes da Gincana.

OBJETIVOS

-Envolver os alunos numa atividade de grupo para sensibilizá-los sobre a importância dos trabalhos coletivos.
-Descobrir características culturais, históricas, geográficas e econômicas dos países participantes da competição.
-Desenvolver temas dos conteúdos programáticos das diversas disciplinas utilizando informações do trabalho de pesquisa.
-Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
-Proporcionar através de atividades diversas situações de aprendizagem e pesquisa sobre o tema proposto.

METODOLOGIA

Todos os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio serão convidados a participar.Cada professor, dentro de sua disciplina, deverá propor um trabalho de pesquisa fazendo a interdisciplinaridade do conteúdo programático com o tema.
Para participar da Gincana “Escola na Copa”, os alunos serão divididos em séries.Cada série irá representar um tema da Copa do Mundo de Futebol 2010 e deverá fazer uma pesquisa.
Para os trabalhos ilustrativos (painéis, cartazes, etc. ), será sorteado o lugar destinado a apresentação do stand
O sorteio do espaço para os stands será realizado com a presença dos professores regentes e de um representante de cada equipe.


Em cada stand deverá constar os itens trabalhados e pesquisados pela turma:
1-Escalação do time;
2-Fatos históricos;
3-Capital e principais cidades;
4-Data Nacional;
5-Religiões mais difundidas;
6-Economia ( agricultura, pecuária, indústria )
7-Moeda;
8-Localização do país no globo;
9-Clima;
10-Índice populacional;
11-Tipo de Governo;
12-Idioma;
13-Desenho do Mascote e Bandeira da Seleção Brasileira;
14-Curiosidades do país;
Todo o material produzido deverá ser apresentado para a comunidade em uma mostra na Unidade Escolar, que será avaliado por pessoas da própria escola.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA GINCANA “COPA NA ESCOLA”
1-Itens obrigatórios: nota de 1 a 10;
2-Organização e apresentação de stand com os itens obrigatórios: nota de 1 a 10;
3-Decoração do stand com as cores do país sorteado: nota de 1 a 10;
4-Apresentação dos alunos (3 a 3 alunos ):nota de 1 a 10;


ATIVIDADES QUE PODERÃO SER DESENVOLVIDAS COM AS ÁREAS DE CONHECIMENTO

MATEMÁTICA Professora: Karla 7ª série 01 Matutino

Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos...A matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler e fazer projeções.
Sugestões de Atividades:
*Construção de gráficos para avaliar a evolução dos itens;
*Identificação de formas geométricas no campo;
*Utilização de conhecimento de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas que podem ser reproduzidas numa maquete;
*Confecção de uma tabela com os pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio;
*Análise de informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas;
*Criar problemas;
*Moeda utilizada pelos países participantes

ARTES Professor: Sidney 8ª série 01 Matutino

Explosão de criatividade
Fantasias , bandeirinhas, faixas, cartazes...O Brasil vive um momento de grande criatividade popular.Cabe ao professor estimular a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de Atividades:
*Análise dos mascotes das copas, que retratam o país sede.Criação de um para representar o Brasil;
*Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências, cores e formas utilizadas;
*Máscaras Africanas; As máscaras tem muitas utilidades e são consideradas as obras com maior valor entre as obras de arte negra.Estando estudando o artista Pablo Picasso introduzimos a obra As Senhoritas de Avignon uma leitura da arte negra que possibilita uma discussão referente a Copa do Mundo sendo a África país sede da copa 2010.Com o objetivo de demonstrar aos alunos a cultura do povo africano.
*Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol.Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal “Futebol em Brodósqui”.
*Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas;
*Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos;

CIÊNCIAS Professora: Selmara 8ª série 02 Vespertino – 5ºsérie Matutino
Professora Juçara 2ª ano Noturno

Experiências de Campo
Já é tradição da Copa revelar novidades tecnológicas:estádios ultra modernos, uniformes com fibras especial, dietas para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações.Ótimas dicas para as aulas de ciências.
Sugestões de Atividades:
*Demonstração de como as informações de imagens e som viajam de um ponto a outro do planeta.( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta a outra do fio;
Mostre que não há nada sendo transportado por ela, só energia.O mesmo vale para o rádio e a televisão.Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade );
*Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com os aditivos e suprimentos alimentares usados em academias;
*Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas.
O que é adrenalina?
Quando ela é liberada?
Quais os seus efeitos?
Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?

EDUCAÇÃO FÍSICA Professor: Avelino 7ª série 02 Vespertino e Professora: Débora 3º ano do Ensino Médio Noturno

Batendo um bolão
A Educação Física faz ligação direta com o torneio.O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
Sugestões de Atividades:
*Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasse.
*Organização de partidas que misture meninos e meninas (futebol, vôlei, handebol, basquete... );
*Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações;
*Discussão sobre as causas da violência nos estádios e sugestões de como solucionar esse grave problema social.

GEOGRAFIA Professora: Olga 6ª série 02 Vespertino

O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras.Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de junho entrarão em campo.
Sugestões de Atividades:
*Pesquisa sobre os aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos.O país sede da Copa para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
*Levantamento dos espaços públicos e privados usados para a prática do futebol na vizinhança da escola;
*Localização;
*A copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos.Quem já ouviu falar na República dos Camarões antes de os “Leões Africanos” apareceram no cenário futebolístico no mundial de 1990, coloca no mesmo campo inimigos políticos.Em 1998 os jogadores do Irã e Estados Unidos, trocaram flores no gramado.
*Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias );

HISTÓRIA Professora: Luciane 5ª série 03 Vespertino

Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte.É uma manifestação cultural como uma história.
Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados;
Sugestões de Atividades:
*Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em “paixão nacional;”
*Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção;
*Interpretação de charge que falem sobre a relação entre política e futebol;
*Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa questionando, porque não se mantém vivo em outros momentos;
*Colonização;

LÍNGUA ESTRANGEIRA Professora: Jéssika 5ª série 02 Vespertino e 6ª série 01 Matutino

Estádio de Babel
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionaliades.O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
Sugestões de Atividades:
*Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções;
*Busca em jornais e site estrangeiros de notícias que falam sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta;

LÍNGUA PORTUGUESA Professor: Vanderlei 1º ano do Ensino Médio Noturno

Conversa mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol.O domínio da Língua Portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Sugestões de Atividades:
*Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporados ao vocabulário coerente.
Qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo?
*Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádios e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
*Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa;
*Hino;
*História da Copa;
*Idioma;

ATIVIDADES QUE PODERÃO SER DENVOLVIDAS DE 1ª A 4ª SÉRIE

Professoras:Aline 3ª série, Rosimere 2ª série e 4ª série,Vera 1ªsérie Matutino e Vespertino

*História do futebol e das Copas;
*Equipe brasileira que atuará na copa ( jogadores, técnico, preparador físico, médico );
*Painel com recortes de notícias sobre a Copa;
*Quadro com o resultado dos jogos ( gráfico );
*Adivinhas, caça-palavras, cruzadinhas e quebra-cabeça;
*Recorte e colagem;
*Elaboração de texto, paródias, músicas, poesias;
*Confecção da Bandeira do Brasil e do chapéu do torcedor;
*Confecção da camisa da seleção;

CRONOGRAMA:
No mês de Junho.

AVALIAÇÃO

O processo educacional deve ser compreendido em sua totalidade e nesta perspectiva a avaliação deve ser um mecanismo de diagnóstico da situação, onde cada momento contribui como subsídio para redimensionar a própria ação pedagógica.
No desenvolvimento deste projeto, faz-se necessário uma avaliação sistemática que se desenvolverá no decorrer dos trabalhos e na análise crítica durante a implementação do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário